atuação

Princípios de atuação

Campos de atuação

Abordagem

Princípios de atuação

A Lumo apoia o desenvolvimento e a transformação sustentável das organizações, através do desenho e facilitação de processos que ampliam a consciência, fortalecem as relações e mobilizam para a ação:

Inspiramo-nos na Antroposofia para criar e sustentar processos orgânicos de desenvolvimento.

Acreditamos que trabalhar verdadeiramente juntos, a serviço de nossos clientes, faz a diferença.

Visamos construir relações de longo prazo com nossos clientes, sejam eles organizações ou indivíduos, com base na confiança e no compromisso com resultado.

Em nossos programas e processos, buscamos equilibrar os caminhos da instrução e da descoberta (Andragogia) para potencializar o aprendizado nas dimensões do pensar, do sentir e do querer.

Campos de atuação

Liderança: o impulso do desenvolvimento da cultura e do negócio.

Desenvolvimento de Lideranças: vinculando o crescimento e o caminho individual do líder à estratégia e à cultura da organização.

Coaching para Alta Liderança: ampliando o espaço de reflexão e ação, com linguagem executiva.

Redes de Coaching e Mentoring: a organização construindo sua própria força de apoio e aprendizagem.

Cultura: a máxima expressão, singularidade e potência de uma organização.

Mapeamento e Transformação Cultural: compreendendo, escolhendo com consciência e fazendo acontecer aquilo que se quer ser.

Desenvolvimento Organizacional: percorrendo caminhos claros e orgânicos para criar e construir a realidade desejada.

Construção e Internalização de Visão, Missão e Valores: dando vida à identidade, em toda a organização.

Colaboração entre Áreas e Stakeholders: fortalecendo relações de confiança e  sinergias que potencializam realizações e oportunidades.

Gestão da Mudança: extraindo e sustentando o melhor da mudança.

Mobilização: o despertar da vontade e da vinculação que garantem a vida das decisões.

Engajamento e Coaching de Times (Teambuilding): fortalecendo o tecido de relações para a realização de objetivos comuns em ambiente saudável.

Círculos de Aprendizagem e Práticas (Learning Groups): criando espaços seguros e provocativos para aprender juntos.

Formação de Consultores Internos: facilitando o vir-a-ser de indivíduos, grupos e organizações.

Abordagem

Toda organização deve desenvolver os seus potenciais, despertando o propósito e a vontade em construção coletiva.

Esta crença inspira nossa forma de atuar. O trabalho da Lumo consiste em apoiar indivíduos e grupos a encontrar e escolher os caminhos para desenvolver os seus potenciais, em consonância com os resultados almejados pela organização, entendendo que biografias, objetivos e intenções devem ser combinados em prol de um futuro de uma vida organizacional plena e saudável.

Nossa abordagem está apoiada nos conceitos da Antroposofia, desenvolvida no início do século XX pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner e trabalhada para o contexto organizacional por Bernard Lievegoed, do NPI (Nederland Pedagogisch Institut), na Holanda, a partir de 1954. No Brasil, um dos pioneiros da abordagem foi o suíço Daniel Burkhard, fundador da Adigo.

Qualquer mudança organizacional baseia-se em um bom processo de tomada de decisão - consciente, consequente, coerente. Para isso, devemos integrar e harmonizar as 3 dimensões arquetípicas do ser humano: o Pensar, o Sentir e o Querer, na atuação em grupos.

Construímos em conjunto com nossos clientes, entendendo que o protagonismo da mudança se inicia com tornar-se “proprietário” -- ou plenamente responsável --, pelo processo. Assim, o papel do consultor é aportar as suas capacidades de apoiar e facilitar, de trazer consciência sobre perspectivas e escolhas e de ajudar a iluminar caminhos por onde o grupo e seus indivíduos possam trilhar para chegar onde querem. Neste sentido, workshops, reuniões estruturadas, coaching individual ou em grupo, dinâmicas e vivências podem ser combinados para o melhor resultado, que entendemos como a consciência ampliada de cada individuo e de cada grupo sobre seus papeis e responsabilidades para empreender o que se quer, e a sustentação do processo de desenvolvimento no tempo.

Afinal, esta é a nossa inspiração: a partir da Força do Eu e do Nós, encorajar indivíduos, grupos e organizações para viverem os seus propósitos, mantendo a chama viva.

© Adigo Consultores